top of page

Ano Sabático

Segundo o Google, a definição de Ano Sabático é a seguinte:

O termo "Sabático" tem origem hebraica na palavra shabat que significa repousar. Na antiguidade, de sete em sete anos celebrava-se o ano sabático, um período de repouso para as pessoas e para a terra, durante o qual não se podia semear, nem colher.

Fonte: emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/152/artigo.htm

Os últimos anos tem sido bem conturbados para a minha carreira. Troquei diversas vezes de emprego e descobri que estou obsoleta. Preciso me reciclar e tudo mais, mas não sei se tenho fôlego para isso.

Desde 2014, que saí da empresa que estava há 3 anos, já pulei por outras 4 empresas, por não mais de 4 meses, com exceção em uma delas que trabalhei por 8 meses.

Não por ser incompetente, pelo contrário, todos elogiam muito meu trabalho, dizem que sou excelente no que faço, procuro sempre fazer da melhor forma, entrego o que preciso, faço o que tem que ser feito e por ai vai.

Mas por que não consigo me estabilizar em um emprego?

Me conhecendo bem, sei onde está meu maior defeito. Comprometimento.

Não com os meus afazeres, mas no sentido geral. Eu tenho um sério problema com horário. Serio mesmo.

Parece que sempre acontece alguma coisa pra me atrasar. Despertador não toca, o busão quebra (já aconteceu de quebrar 2 vezes só na ida), algo cai na minha roupa, perco o busão, tudo isso ao mesmo tempo.

Quando é extremamente necessário que eu chegue na hora, coloco vários despertadores, em vários horários, peço pra minha mãe me acordar e dai vem outro problema. Eu fico ansiosa, nem durmo direito, acordo a cada hora achando que estou atrasada e rola toda uma paranoia, que também não é nada saudável.

Eu sonho que estou me arrumando ou que estou atrasada. Nada Legal.

Mas o que aconteceu?

Acho que esses últimos meses, foram os mais frustrantes.

No começo foi bem, ano passado fiz a prova para a certificação da minha área fui aprovada e recebi o certificado.

Também planejei para fazer uma pós-graduação, começando em Abril, o olho da cara a mensalidade.

Dai comecei a avaliar, várias pessoas que conheço saindo do país e eu aqui.

Se eu juntasse a grana da pós, poderia fácil pagar o intercambio.

Então eu fiz isso. Cancelei a pós. Dai tive problemas financeiros e não consegui guardar grana.

Tirando isso, em uma das minhas crises existenciais, terminei com meu namorado. Depois me arrependi e quem disse que ele me queria de voltar?

Claro que fiquei na maior bad do universo, mas normal.

E toda a bad acabou refletindo em outras áreas da minha vida, comecei a ficar doente a toa (por que uma hora o corpo começa a falar, né), comecei a faltar no trabalho, consequentemente,me mandaram embora. Dahora a vida.

E o que Pretendo fazer agora?

Bom, eu fiquei muito mal com tudo isso. Já estava bem ruim e acabei ficando pior.

Minha mãe me vendo naquele estado, tentou investir em mim, incentivando a fazer artesanato, pois ela viu que eu tinha facilidade com colares e tudo mais.

Mas não me animou muito não.

Com tudo isso acontecendo na minha vida, acho que está na hora de um Ano Sabático para mim. Não precisa ser necessariamente 1 ano.

Diferente das férias, onde você só quer descansar e se distrair, o Ano (ou período) Sabático, é em um tempo que se tira para trabalhar projetos pessoais que possam acrescentar algo à você e sua carreira.

Como tudo tem um lado bom e um ruim, com a minha demissão sem justa causa, eu recebo todos os direitos, mas não o suficiente para sair do país como eu queria. Mas mesmo assim, acho que ainda posso dar um role pelo Brasil. Conhecer outros estados, pessoas e culturas diferentes.

Meu objetivo e trabalhar em troca de habitação nos hostels. Creio que essa experiência e essas atividades me ajudem um pouco com meu comprometimento. E como em hostels a rotatividade é bem grande, inclusive de gringos, espero aprimorar um pouco meu inglês. Também quero dedicar um tempinho aos estudos, mesmo viajando, ver se consigo uns freelas com sites e essas coisas.

Vou compartilhar por aqui todas essas experiências, boas e ruins. Truques e macetes do que eu for aprendendo. Vamos ver se deixo um legado e um log pra ver se consigo medir o quanto evoluo nessa jornada.

Até mais ;*

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page